[Resenha] Anjos - O segredo de Judith


Ficha

▲ Livro: Anjos - O segredo de Judith
▲ Autor: Wudson Silva
▲ Editora: APED
▲ Livro no Skoob
▲Onde comprar: Saraiva

Sinopse: Isaías é um policial mal-humorado que exerce seu trabalho sem maiores percalços na apática Rio Vermelho, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Mas sua rotina se transforma quando, em certa manhã, é encontrado no quintal da casa paroquial o corpo da jovem Judith. A investigação mal sucedida leva à solicitação de auxílio de um detetive da capital. Clóvis, o detetive recém-chegado, exibia um estranho movimento no olhar e uma capacidade extraordinária e inacreditável: ele lia os pensamentos alheios. Pelo delegado, Isaías soube que o detetive fazia isso dialogando com anjos. A investigação ia ficando a cada dia mais instigante. Mas Isaías intrigava-se com dificuldade de Clóvis em desvendar o crime, afinal, não lhe bastaria perguntar e observar os anjos próximos dos suspeitos? Assim que Isaías compreende como o detetive Clóvis visualiza o mundo através dos anjos e como esses influenciam os seres humanos, descobriu não só o segredo de Judith, mas viu mudar por completo sua vida e seu destino.

    Síntese e Impressões    

Em uma pequena cidade de costumes provincianos, Isaías (narrador) espera a chegada do detetive que vem da capital para investigar o caso do assassinato de Judith. De início percebemos a personalidade irritadiça de Isaías: o típico sujeito que não está de bem com a vida, mas não faz muita coisa para melhorar. Sua diversão, melhor definida como ‘fuga‘, é sentar no bar do João para beber e papear com os amigos, e assim ficar longe do trabalho e da família. E, apesar de sentir muita vontade de dar uma boa bofetada para ele deixar de ser tão cabeça dura e negativista com algumas(muitas) situações, Isaías me fez rir em muitos momentos, confesso.
Iniciada as investigações, Clóvis (sempre acompanhado por Isaías) começa a busca por pistas e novos suspeitos, sempre atento aos detalhes ("detalhes são importantes").
A princípio, as pessoas da cidade desconfiam do 'Feiticeiro'("[...] uma fera nos despachos e macumbas." ) devido a um incidente envolvendo ele e Judith.

E assim foi Judith de olhos cabisbaixos[...] E por consequência disto é que ela não viu que à sua frente vinha uma pessoa caminhando de costas - era o tal Josias gritando "isto não vai ficar assim!".
Ou seja, um não viu o outro, e ambos se chocaram de forma muito cabulosa[...]
E uma semana depois, Judith apareceu morta no quintal da casa paroquial[...]
Para mim, isto é macumba das bravas seguida de sacrifício profano, e pior, acabo de deduzir que este detetive veio com o objetivo de salvar seu colega de feitiçaria. Provavelmente devem ser da mesma seita!

A lista de suspeitos só aumenta conforme segue a investigação: Abel  (filho do marceneiro da cidade), Elias (o açougueiro), João (dono do bar frequentado por Isaías) - todos deram bons motivos para que eu ponderasse, durante a leitura, em colocá-los na cadeia se estivesse à frente desta investigação. Com tantos suspeitos assim, fica difícil descobrir quem é o verdadeiro assassino de Judith. Mas Clóvis tem uma habilidade escondida: ele pode se comunicar com Anjos - os Anjos são como uma segunda consciência, sempre acompanham as pessoas e estão a todo momento influenciando-as em suas ações(uma teoria bastante interessante). Imagine estar sendo controlado por um Anjo mau. Isso me deixou desconfortável.
A busca por provas vai revelando, aos poucos, fragmentos da vida de Judith que muitos desconheciam e revelando seus segredos, ao passo que Isaías vai 'despertando' em relação a si mesmo e a relação que tem com a família e seus valores e conceitos de felicidade.

Um sol frio tem seus planetas frios, e um sol quente tem os seus planetas quentes. É uma metáfora óbvia. [...] uma energia diferente pode mudar o mundo ao nosso redor.

Com uma trama bem elaborada e um desfecho que não deixa nada a desejar, Anjos - O segredo de Judith, é um livro instigante e curioso. Mais que um romance policial, é, sobretudo, uma imersão no comportamento humano. A  passividade e o comodismo que nos impede de ver além, ou de poder melhorar nossas vidas são claramente expostos através do personagem que o narra.
[o livro] Nos faz refletir se realmente somos felizes do modo como vivemos ou estamos por detrás de máscaras, enganando aos outros e a nós mesmos.
***
A obra não é longa, possui 165 páginas. Os [poucos] erros gráficos que possam ser encontrados durante a leitura passam por despercebidos. A linguagem é simples e direta, que faz a leitura fluir de modo agradável. Pode ser lido em algumas horas por conseguir prender o leitor do início ao fim.

Se recomendo? Muito!

Avaliação:
★★★★☆

6 comentários:

GRAY FULLBUSTER disse...

Apesar de eu não gosta de livros nacionais, esse parece legalzinho ! :D

Francine Porfirio disse...

Adorei sua resenha! Não conhecia este livro, mas parece interessante. Gosto de investigações que têm seu número de suspeitos cada vez maior e uma complexidade que só aumenta! (rs) Sempre surpreendem.
Os nossos autores nacionais parecem cada vez melhores. *3* Fico feliz por isso!

Ah, marquei seu blog numa TAG, espero que goste... :) http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/09/11-coisas_6.html

Beijos! =*

João Gabriel disse...

Precisa conhecer mais os nacionais!

Abraço!

João Gabriel disse...

Eu sou um grande fã de romances policiais!
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e tentarei responder a TAG assim que puder ;)

Abraço, e obrigado pela visita!

Filipe Laia disse...

Cada dia tenho a maior certeza que os livros nacionais estão cada vez melhor. E ainda tem gente que insiste em dizer que não gosta de nacionais. O pior de tudo que essas pessoas não leram nem 1/3 dos nacionais que existe para poder generalizar isto!

Parabéns, ótima resenha. Adoro livros assim, romances policiais, mistérios. Acho que é meu gênero favorito!

Abraços
www.booksever.blogspot.com

João Gabriel disse...

Sem falar nos clássicos que temos por aqui e que fizeram/fazem grande sucesso lá fora.

Fico bastante animado que tenha gostado da resenha. Eu também adoro romances policiais. Um bom mistério ou aventura me cativam.

Obrigado pela visita!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
 
Copyright © Então, João!
Blogger Theme by BloggerThemes