Quem é você, Alasca?


Autor: John Green
 Editora: Wmf Martins Fontes
 Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

Síntese e Impressões

"Saio em busca de um Grande Talvez." 
François Rabelais


É no novo colégio que, em busca do "Grande talvez", o jovem Miles Halter (um garoto que coleciona últimas palavras) conhecerá seus novos amigos Alasca, Chip Martin (conhecido como "Coronel") e o Takumi.
Alasca Young, uma garota inconstante e aparentemente imprevisível que prefere ter sua vida entendida como um mistério, é também uma feminista que está sempre a defender a não objetificação das mulheres. Sem dúvida é um daqueles personagens que deixam gravados no leitor a sua marca - muito profunda no caso da Alasca. E é por essa garota que o Miles ficará caidinho.
A vida no colégio interno é um típico cenário de música indie: árvores, cores doces, cigarros e diversão. Os alunos estão sempre disputando o melhor "trote" e tentando escapar das garras do Águia, o diretor. Há as aulas chatas e as interessantes como a de religião. A regra máxima entre os alunos é "nunca dedurar ninguém", e, é justamente a quebra dessa regra que gerará algumas brigas entre os alunos e será um dos mistérios a serem descobertos durante a narrativa.

Quando Alasca tocou num aspecto bastante óbvio das equações lineares, o maconheiro/jogador Hank Walsten disse: "Calma, calma, não entendi."
"Isso é porque você só tem oito neurônios funcionando."
"Estudos mostram que a maconha é melhor para a saúde do que esses seus cigarros", Hank disse.
Alasca engoliu um bocado de batatas fritas, deu uma tragada no cigarro e soprou a fumaça na direção de Hank, que estava do outro lado da mesa. "Posso morrer jovem", ela disse, "mas pelo menos morro inteligente. Agora, voltando às tangentes."
Os capítulos são contados em '[x] dias antes do grande acontecimento' e após o 'grande acontecimento' que é um dos pontos altos da narrativa.
Assim como em todas as obras do John Green, "Quem é você, Alasca?" está repleta de intertextualidade observadas nas citações das últimas palavras colecionadas pelo Miles. Não faltará também aquela boa dose de humor e perplexidade.

"Você está filosofando demais para uma garota que acabou de ser pega."
"Às vezes, perdemos a batalha. Mas a farra sempre ganha a guerra."
Talvez, por ser a primeira obra do John Green, "Quem é você, Alasca?" não seja tão formidável quanto ACEDE - senti uma pequena enrolação em determinado momento da história -, mas a forma da narrativa é tão deliciosa quanto em outras obras do escritor.
E, apesar de ter sido ACEDE a receber 5 estrelas, foi "Quem é você, Alasca?" que ganhou um lugarzinho especial em minha estante, além de ter tornado-se um dos meus livros favoritos. E recomendo: participe dessa busca pelo Grande Talvez junto com o Miles; descubra quem realmente é Alasca Young e o traidor do colégio. Garanto que será uma experiência incrível!

Avaliação:
★★★★☆

2 comentários:

Tetê disse...

Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, mas tenho uma fila a seguir e ainda tem muitos a frente dele.
revistanossomundo.blogspot.com

Lizzie. disse...

Eu sou eternamente apaixonada por esse livro! Se a Alasca existisse eu juro que pediria ela em casamento, rs. Eu acho esse livro magnifico!

Beijoos;
Lizz
http://livrosecores.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
 
Copyright © Então, João!
Blogger Theme by BloggerThemes