O menino do dedo verde

Primeiramente digo que meu irmão, que ganhou este livro de minha tia a um bom tempo atrás, está perdendo uma boa e enriquecedora história por não o ter lido ainda. Tentarei convencê-lo a ler (minha tia tentou subornar ele para ler, e olha que meu irmão gosta de dinheiro, mas ainda nem deu uma chance ao velho livro).
Com toda a certeza que muitos já leram este livro quando eram crianças. Eu não tive essa oportunidade. Mas não importa, extraí dele muita coisa boa ao lê-lo recentemente.
Não pense que este é um daqueles livros de uma só leitura. Para além disso, é um livro em que, quando você se torna adulto e esbarra nele tateando as prateleiras, deve parar para lê-lo e identificará o quão mudou na vida que se seguiu, penso eu.

Ficha

 Livro: O menino do dedo verde
Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio
Livro no Skoob

Sinopse: Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.
!

Resumão e Impressões

Tisto é um garoto bonito; cachinhos louros, pele corada. É filho de uma família rica e mora em uma grande e linda casa com seu pai - Sr. Papai - e com sua mãe - Dona Mamãe - na cidade de Miralpólvora, que recebeu esse nome graças a fábrica de canhões pertencente a sua família.
Aos oito anos seus pais resolvem que está na hora de Tisto frequentar a escola, pois precisa aprender e amadurecer já que um dia herdará os negócios da família. No entanto, Tisto sempre dormia durante as aulas (não por falta de interesse, atentem) e foi rejeitado pela escola.
Tisto é um garoto diferente dos outros, constatou Sr. Papai, e portanto precisa de um ensino diferente. A partir daí o garoto começará a aprender observando o mundo. É com o tutor de jardim - Sr. Bigode - que ele descobre ter o dedo verde - o dom de fazer crescer, em pouco tempo e em quase qualquer lugar com apenas o toque de seu polegar, flores e árvores.
— Ah! é uma qualidade maravilhosa, um verdadeiro dom do Céu. Você sabe: há sementes por toda parte. [...] Milhares e milhares de sementes que não servem para nada. Estão ali esperando que um vento as carregue para um jardim ou para um campo.
A história é repleta de metáforas e símbolos(como mostra o trecho acima), e através de Tisto o autor transmite seu apelo de que todos nós somos capazes de mudar as situações a nossa volta.
A narrativa volta a nossa atenção, através do aprendizado do garoto, a questionamentos de cunho social e moral em que o próprio Tisto debate consigo mesmo e procura sempre um meio de amenizar ou melhorar certas situações com o seu dom.
Fechou os olhos para pensar melhor.
"Se compreendi direito, os Voulás e os Vaitimboras estão em guerra por causa do petróleo, porque o petróleo é indispensável para a guerra." Abriu de novo os olhos.
— Mas isto é uma tolice! — declarou ele.
Se você - assim como eu a pouco tempo atrás - ainda não leu, o faça. Se já leu, leia novamente. Afinal, com o passar do tempo nossa percepção fica cada vez mais aguçada a perceber detalhes antes não vistos.

Google+

8 comentários:

Tetê disse...

Pois é, sua resenha ficou melhor, mas tá valendo maninho, eu amo esse livro.

João Gabriel disse...

Resolvi fazer resenhas pra melhorar um pouquinho e por em prática os assuntos de Redação, porque né...

Tarcila Lima disse...

Ficou bem legal a resenha, mas eu nunca ouvi esta história quando criança.
Parece ser muito fofa, porque geralmente tudo que envolve o mundo infantil é cheio de metáforas e lições de vida.
Um beijo e aproveita pra visitar meu blog

Baiana Literal
http://tharcilalima.blogspot.com.br/

Tetê disse...

Sei como é, só penso em redação esse ano.

Universo dos Leitores disse...

Gente, tem como não amar? Uma das mais lindas da minha infância!


www.universodosleitores.blogpost.com.br

João Gabriel disse...

Realmente é uma história impossível de não se criar alguma afeição.

Juliana Cimeno disse...

Nossa, que legal encontrar essa resenha! Li esse livro quando era criança. Foi um dos primeiros livros "grandes" (licença, eu era pequena XD) que eu li.

Eu já não lembro de quase mais nada, apenas do "Tistu era um anjo" do final.

resenha mto bacana :D

João Gabriel disse...

Obrigado (:

*----* Sua foto. Esse livro é o "Submarino", exato?
É meu livro favorito *----*

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
 
Copyright © Então, João!
Blogger Theme by BloggerThemes