O retrato de Dorian Grey

Ficha

 Livro: O retrato de Dorian Grey
Autor: Oscar Wilde
Editora: Land Mark
Livro no Skoob

Sinopse: Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade.
!

Prévia e Impressões

Narrado em terceira pessoa, a obra faz uma análise da sociedade da época (a primeira edição é de 1890) através da visão de seus personagens e nos mostra em que tipo de monstro podemos nos tornar caso nosso individualismo e busca pelo prazer, em todas as suas formas, seja elevado à categoria de necessidade mais importante.

Personagens:

Henry – Um homem de opiniões sarcásticas e ferrenhas; crítica a futilidade da sociedade moderna de Londres, e, no entanto é um homem com prioridades fúteis; para ele a beleza e juventude é tudo o que importa na vida de um homem, além da entrega aos prazeres.

“[...] O pecado é o único elemento colorido que resta na vida moderna.”
“Os jovens querem ser fieis e não o são; os velhos querem perder a fé, mas não o podem.”
“A razão pela qual gostamos tanto de pensar bem sobre os outros é que tememos a nossa opinião de nós mesmos.”

Basil – Um jovem artista que se apaixona de maneira extravagante por Dorian Grey; sua melhor obra foi o retrado de Dorian; faz tudo para agradar o garoto Dorian.

Dorian – Apenas um mês mais velho que Basil, Dorian é um rapaz extremamente belo e todos à sua volta se entorpecem com tal beleza e gostam de sua companhia.

História

Durante uma visita ao ateliê de Basil, Henry conhece o jovem Grey, e, como todas as pessoas, fica encantado por tal beleza.

Dorian, até então um jovem inocente e despretensioso, mudará seu comportamento e visão de mundo de forma drástica a partir do convívio e diálogos com Henry (seu futuro melhor amigo); transformar-se-á no tipo de pessoa que Henry nunca teve coragem de ser.

Fica claro, também, o sentimento de paixão que Basil sente por Dorian, mas não é algo que evoluirá, apesar de ter sua importância para a compreensão de alguns fatos.


Ao ver seu retrato pronto, Dorian sente-se angustiado (fica clara a influência de Henry no excerto a seguir).

“Como isto é triste! Deverei envelhecer e ficar horrível e assustador. Mas este retrato sempre permanecerá jovem. Nunca ficará mais velho do que neste dia particular de junho... se fosse ao contrário! Se fosse como eu sempre ficar jovem e o retrato envelhecer! Por isto – por isto – eu daria qualquer coisa! Sim, não há nada em todo o mundo que eu não daria!”.
Dorian então, misteriosamente, não será maculado – fisicamente – pelo tempo e não se privará dos prazeres que o mundo pode oferecer, seguindo os conselhos de Henry.
“Apenas as pessoas superficiais que precisam de anos para se livrar de uma emoção. Um homem que é mestre de si mesmo pode liquidar uma mágoa tão facilmente quanto pode inventar um prazer. Não quero estar sob o jugo de minhas emoções. Quero usar, apreciar e dominá-las.”
Há um capítulo totalmente dedicado aos prazeres a que Dorian usufruiu durante alguns anos de sua vida; aos pecados tentadores e viagens. São citados, neste capítulo, inúmeras obras de arte, objetos, histórias e mitos (fiquei bem curioso a respeito de alguns).

No entanto, apesar dos prazeres e ótima vida que leva algo tirará o sono de Dorian e o tornará pauta de assuntos polêmicos e macabros em meio à alta sociedade. 

-------------

É uma história com um ótimo enredo e um desfecho muito legal. Foi um tanto diferente de todos os livros que já li por dar ênfase no esteticismo, arte, e conter diálogos com falas longas, mas que não atrapalham nenhum pouco a dinâmica da narrativa. 

Apesar de ser uma história escrita a mais de cem anos, sua linguagem não é difícil, e não tive dificuldade alguma em acompanhá-la até o fim. Recomendo!

★★★★☆

2 comentários:

Tetê disse...

Morro de curiosidade de ler esse livro, amo os livros de Oscar Wilde.

João Gabriel disse...

Do Wilde eu só li esse.
Por enquanto ^^

E leia "O Retrato de Dorian Grey", é bem legal!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
 
Copyright © Então, João!
Blogger Theme by BloggerThemes