Garibaldi e Manoela

Ficha

 Livro: Garibaldi e Manoela
Autor: Josué Guimarães
Editora: L&PM
Livro no Skoob

Sinopse: O valente marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi vem ao Brasil e participa da Guerra dos Farrapos, ao lado do general Bento Gonçalves. Aqui, conhece a jovem Manoela, sobrinha de Bento, e se apaixona por ela. Mas era um amor sem futuro. Baseado nesta história realmente acontecida, Josué Guimarães escreve um romance de amor belo e triste, que se desenrola no meio de uma das grandes guerras da história do Brasil. Durante dez anos, entre 1835 e 1845, homens e mulheres de grande valor lutaram pela república e pela liberdade.
!

Síntese e Impressões

A história é curta e narrada em terceira pessoa. A narrativa girará em torno da decisão do Garibaldi em pedir Manoela em casamento à família dela e as consequências advindas disso.

Garibaldi é amigo do general Bento Gonçalves - que no início da história encontra-se distante de casa - e está com sua tripulação aportada em Lagoa dos Patos, próximo à casa de Manoela; sempre vai visitar as moças na Casa-Grande e conta-lhes histórias de suas aventuras nas batalhas em participou e dos mares por onde velejou, mas seu verdadeiro interesse é ver Manoela, seu grande amor.
Garibaldi tomou uma decisão final. Parecia uma ordem de guerra: ainda naquele dia ia pedir a mão de Manoela. Ia falar para Dona Maria do grande amor que sentia pela filha dela, coisa que ela já devia saber.
Toma a decisão de pedir a mão de Manoela em casamento e assim o faz. No entanto, Don'Ana diz que não pode dar uma resposta a Garibaldi sem antes consultar o Bento, afinal, Manoela é sua sobrinha e o tio tem grande afeição por ela.
Garibaldi pensa ter conseguido, pois o Bento é seu amigo, entretanto, para Bento o assunto não é tão simples...
[...]Se Manoela casar com ele, vai casar com um homem que, quando terminar a guerra, vai querer voltar para a Itália, vai para perto dos antigos amigos e parentes, vai desaparecer. Isso se ele conseguir sair vivo da guerra. Manoela é muito frágil para viver com o homem como Garibaldi.
Assim dito, Bento recusa o pedido de casamento feito por Garibaldi à sua sobrinha e pensa que esta, com o tempo, esquecerá do amor por Garibaldi que, após a recusa, segue para batalhar contra os inimigos em Santa Catarina.
Mas, Bento não poderia estar mais enganado: o amor de Garibaldi e Manoela não cessará.
[...]Manoela olhava para a estrada que ia até a porteira principal, imaginando cavaleiros comandados pelo corajoso Garibaldi. Assim que as imagens desapareciam, tudo voltava a ficar em silêncio, e ela voltava para a solidão.
__________________________

Mais uma vez fui surpreendido por uma história de amor; uma triste e singela história de amor que conseguiu me emocionar. Mais que isso: um clássico. E, para maior surpresa, uma história que realmente aconteceu.

A edição que eu li é da coleção "É só o começo", da editora L&PM adaptada para novos leitores, que modificou a escrita do texto original tornando a linguagem mais fluida e descomplicada (ótimo para leitores iniciantes).

Descobrir bons clássicos é sempre uma coisa boa, e este não pode deixar de fazer parte de sua estante de livros.

Avaliação:
★★★★☆


2 comentários:

Universo dos Leitores disse...

Nossa, que interessante! Adorei a resenha, o livro parece ser excelente!
Parabéns!

www.universodosleitores.blogspot.com.br

João Gabriel disse...

Obrigado!
E sim, tem uma história muito legal, diferente do "viveram felizes para sempre".

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
 
Copyright © Então, João!
Blogger Theme by BloggerThemes