A culpa é das estrelas

Ficha

 Livro: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Livro no Skoob
Site do livro

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
!

Síntese e Impressões

Hazel Grace é a protagonista do romance. Uma adolescente de dezesseis anos com câncer em estado terminal; seus amigos são, essencialmente, os próprios pais e o livro do seu autor favorito. Sua vida se resumia a ler milhares de vezes “Aflição Imperial”- seu romance favorito - e assistir ao American’s Next Top Model.
Começa, forçosamente - para alegrar seus pais - a frequentar as reuniões do Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, e é em uma dessas entediosas reuniões que conhece o Augustus Waters, um jovem engraçado e belo, que despertará a atenção de Hazel. 
A partir daí - com muito humor - será desenvolvida a relação de amizade e romance entre os dois - sem melosidade, que me conquistou como leitor. 
— Estou apaixonado por você — ele disse, baixinho.
— Augustus — falei.
— Eu estou — ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. — Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.
Os diálogos e monólogos estão repletos de citações e referencias literárias e artísticas, o que torna a obra ainda mais rica – e desperta nossa curiosidade.
Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter...
Ao passo que se desenvolve a narrativa, uma profusão de sentimentos será vivida por quem está a deliciar-se com a obra, que possui uma história agridoce, linguagem agradável e fácil de ser digerida. 

Eu não queria ser uma granada. Mas, para falar a verdade, ele sabia o que estava fazendo, não sabia? Era uma questão de escolha para ele também.
(Hazel Grace)
Não dá para escolher se você vai ou não se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas. Espero que a Hazel aceite as dela.
(Augustus Waters)
Com personagens cativantes e de caráter bem definidos, um enredo que se desenrola de forma fluida e natural, não é à toa que este livro ocupou, em pouco tempo, um lugarzinho em diversas estantes e no coração dos leitores. Sem dúvidas é um livro que todos devem conhecer.

Avaliação:
★★★★★

(Gostei tanto que comprei outros dois livros do John Green)

Mais

'A culpa é das estrelas' fez tanto sucesso que será adaptado para o cinema.
"Cidades de papel (John Green), vencedor do prêmio Edgar de Melhor Romance de Mistério Juvenil em 2009, será publicado pela Intrínseca em agosto."

2 comentários:

Tetê disse...

No me gusta esse tipo de livro

João Gabriel disse...

Já eu amo histórias agridoces.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
 
Copyright © Então, João!
Blogger Theme by BloggerThemes